Como eliminar o medo e fazer o colaborador se orgulhar do que faz.

Eliminar o medo basicamente significa desenvolver um ambiente de trabalho tranquilo e saudável, isso tornará os processos mais efetivos, proporcionando condições mais adequadas de execução das tarefas e consequentemente o aumento da produtividade.


Segundo CHIAVENATO (2011), com a Administração Humanística, as empresas mudam o foco que, antes era colocado na tarefa e na estrutura organizacional, para a ênfase nas pessoas que trabalham ou participam delas (colaboradores, fornecedores, clientes etc.)


O novo normal imposto pela pandemia da covid-19, tornou a flexibilização de horários, presença e espaço comum dentro dos diversos tipos de organizações. Assim como nos mostrou um aumento da produtividade atrelada a liberdade oferecida aos colaboradores, principalmente para aqueles que souberam gerenciar o seu próprio tempo, otimizando as jornadas de trabalho. Isso é possível investindo em um software de gestão empresarial, por exemplo.


É essencial que a comunicação interna seja eficiente, e que quando de maneira atraente pode reduzir a desatenção no trabalho. Os feedbacks justos e sinceros também são muito importantes para que todos saibam quando estão no caminho correto. Este endomarketing recorre a às ações de pertencimento dos colaboradores, que sentem-se valorizados, além de desenvolver o senso de propriedade.


Desenvolver a cultura organizacional é um dos melhores caminhos. Foco em boas práticas, ações e comportamentos, ou seja, tudo que rege o dia a dia de uma organização. Para entender melhor o grau de engajamento dos colaboradores, é necessário realizar uma análise do clima organizacional, refletindo sobre as atitudes e comportamentos de toda organização.


Promover ações de esclarecimento sobre diversidade, respeito, aceitação, produtividade, motivação, comprometimento, confiança, dentre muitos outros temas relevantes na atualidade.


Um colaborador que não somente entende mas também se orgulha do que faz, pode sempre render mais. Elimine barreiras que possam privar os colaboradores de orgulhar-se de seu desempenho no trabalho. Números absolutos como métricas devem ser substituídos por desempenho de qualidade.


É muito importante pensar em implementar uma cultura de premiações individuais ou coletivas, isso estimula o engajamento, afetando diretamente a produtividade dentro da organização.


Bom, de fato não existe uma fórmula que define se um ambiente é saudável e tranquilo ou não, mas um ambiente como este é como uma comunidade e torna-se necessário esforço adequado, muita dedicação, colaboração e confiança. Importante ressaltar que o papel da liderança é determinante para alcançar este objetivo. Essa é uma busca incessante para o equilíbrio organizacional.


Porém, uma coisa é certa, não podemos negar que o ambiente de trabalho é um dos grande responsáveis pela produtividade através do desempenho do colaboradores.


Compartilhar informação de qualidade gera conhecimento.


Autor: Rafael R. Walker

Data da publicação: 23 de fevereiro de 2022



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo